top of page

Testemunho

Pe. Eriberto Xavier e sua caminhada nas ENS

Pe. Eriberto Xavier dos Santos – SCE ENS

     Em março de 2003, após cinco anos atuando como responsável pela Formação dos Seminaristas da etapa do Ensino Médio e Propedêutico, na cidade de Morrinhos –Go, fui transferido para Brasília, para assumir, também como Formador, a Etapa da Filosofia. Quando lá cheguei, fui convidado por Casais Equipistas, da então Equipe 31, para ser o SCE daquela Equipe. O convite foi aceito prontamente. Estava acontecendo um processo de Pilotagem com alguns casais, então pude participar com estes, de algumas reuniões. 

Após esse período, já como Conselheiro Espiritual da Equipe 31, tive a graça de participar do Encontro Nacional das ENS, que se realizou em Brasília. Onde tive ainda, a graça de poder conhecer dona Nanci Moncal. Aos fins de semana, passei ajudar pastoralmente a Paróquia Santa Luzia, em Luziânia, onde também me foi feito o convite, por casais da Equipe 02, Nossa Senhora de Nazaré, para ser o SCE. Convite aceito. 

Em 2004, fui transferido para Belo Horizonte, para assumir, como Formador, a Etapa da Teologia. Apesar da distância, vinha todos os meses participar dos eventos do Movimento, e não só das reuniões formais da Equipe 02. No ano de 2009, fui eleito para a função de Superior Provincial, da Província São José, com sede na cidade de Goiânia, GO. Estando em Goiânia, passei acompanhar, como SCE, a Equipe 04 B e também, como responsável por um dos Setores de Goiânia, o Setor A, função que exerci por seis anos. 

Em 2010, após ter orientado um Retiro Espiritual para as Equipes em Brasília, fui convidado para ser o SCE da Equipe 16 A, da Região Brasília II. Até hoje, continuo como SCE dessa Equipe.  Após o término de minha função como Superior Provincial, fui transferido para Luziânia, para assumir o cargo de Pároco da Paróquia Santa Luzia. Naquela ocasião, o Casal Márcia e Maranhão estava como Responsáveis do Setor Luziânia, fui então convidado por eles, para assumir como Sacerdote Conselheiro Responsável do Setor. 

Atualmente encontro-me nessa função, juntamente com o Casal Rosa e Humberto, atuais Responsáveis do Setor Luziânia, e os demais casais que formam o Colegiado. Sou ainda, o SCE da Equipe 09 – Nossa Senhora Rosa Mística. O meu amor pelas Equipes, desde o primeiro momento, foi algo apaixonante. Nesses 28 anos de Sacerdócio, devo muito às Equipes de Nossa Senhora.

Captura de Tela 2021-06-09 às 20.54.46.p

Edição Digital Auxiliar

bottom of page