Aconteceu nos Setores
SETOR A
PÓS-EACRE
Cida e Macedo – Casal Repórter do Setor A
Neste ano o Setor A realizou o Pós-EACRE de forma diferente dos anos anteriores, cada CRE fez a apresentação do EACRE em sua equipe, com o apoio do Casal Ligação.
Observou-se que os eventos foram realizados com a presença de 100% dos casais, o que proporcionou uma formação mais efetiva e mais abrangente.
Os encontros foram realizados nas semanas que sucederam o EACRE.
ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO – SETOR A
Cida e Macedo - Casal Repórter do Setor A
O Setor A realizou um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento, no dia 09.03.2023, das 20h30 às 21h30, na Paróquia São Paulo Apóstolo no Guará I.
Contamos com a participação de vários casais das equipes do Setor, que saíram do encontro mais fortalecidos com a presença do Espírito Santo em seus corações. A exposição do Santíssimo foi feita pelo Padre Cristiano, SCE das equipes 32 e 63 do Setor A.
A adoração foi guiada pelo casal Ana e Baltazar, da Liturgia e Canto da Paróquia São Paulo Apóstolo e o evento foi coordenado pelas equipes 06 e 63.
VISITA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO SAINDO DA EQUIPE 01 PARA A EQUIPE 16
Cida e Macedo – Casal Repórter do Setor A
No dia 12 de janeiro de 2023, a Equipe 01 passou a Nossa Senhora da Conceição para a Equipe 16, o evento aconteceu na casa do casal Antonella e Fabrício.
As duas equipes rezaram o terço em clima de união, partilha, fraternidade e muita espiritualidade.
Após a oração do terço as duas equipes confraternizaram com um delicioso lanche servido pelos casais da Equipe anfitriã.

Noite de Aprofundamento - Oração Conjugal com Dom Raymundo Damasceno
Fatinha e Carlinhos – Equipe 06-A
No dia 16.03.2023 o Setor A recebeu a ilustre visita, na sua noite de aprofundamento, de Dom Raymundo Damasceno para uma conversa sobre Oração Conjugal. Humildemente, como lhe é de costume, Dom Damasceno iniciou sua fala dizendo que seria mais apropriado que em seu lugar estivesse um casal, visto ser ele um sacerdote e, como tal, não vive a experiência de realizar este PCE. Após esta fala, o que os casais que estavam presentes tiveram a oportunidade de ouvir foi uma “chuva” de sabedoria e ensinamentos sobre Oração Conjugal.
A espiritualidade do casal tem suas características próprias e é a identidade das ENS. O casal busca santificar-se no matrimônio e pelo matrimônio. A espiritualidade não fecha o casal no seu lar, mas leva-o a vivê-la na comunidade em que está inserido. Nas ENS a espiritualidade do casal se apoia na vivência dos PCEs. E, neste sentido, a Oração Conjugal é um encontro a três: marido, esposa e Jesus.
Devemos fazer este PCE porque os cônjuges formam uma só carne e esta unidade não é só de corpo, mas também espiritual. Representa a aliança entre Deus e a humanidade, por isso é uma unidade em todos os âmbitos. O casal deve realizar, pela união matrimonial, a mesma unidade presente na Santíssima Trindade. Encontramos muitas recomendações sobre a oração pessoal e a oração familiar, mas a Oração Conjugal é muito própria das ENS. A oração pessoal é um encontro face a face com o Senhor. É um encontro amoroso com Jesus. A Oração Conjugal é um encontro do casal com o Senhor, mas se alimenta da oração pessoal.
Existem algumas condições para realizarmos a Oração Conjugal, silenciar o coração e fazer da nossa vida uma oração.
Devemos fazer Oração Conjugal para buscar a luz, discernir a vontade de Deus em todas as circunstâncias, fortalecer a unidade do casal, favorecer a intimidade, interceder um pelo outro, pedir perdão a Deus e um ao outro, adorar e louvar a Deus, reconhecer nossas limitações e para agradecer a Deus por tudo que acontece na vida do casal, família e comunidade. Devemos ser perseverantes e fazermos da Oração Conjugal um exercício diário e pedir a Deus a graça de rezar juntos. Na Oração Conjugal renovamos nosso SIM sacramental.
Durante a nossa oração devemos partilhar nossas intenções e ouvir um ao outro. O casal deve reservar um tempo diário para rezar junto evitando preocupações ou interferências externas, confiando um no outro diante de Deus.
Muitos são os frutos da Oração Conjugal, citamos alguns: encontrar Cristo e colocá-lo na vida do casal, nos tornarmos mais semelhantes a Cristo, expressar nossa unidade espiritualmente, compreender que a vida é uma oração e que, o amor e a caridade tem que estar acima de tudo, ver o Cristo no rosto do cônjuge, conhecer mais profundamente o outro e assim amá-lo mais, encontrar paz e alegria para o casal, desenvolver uma maior aproximação, fazer a oração do outro como nossa própria oração e valorizar o matrimônio.
SETOR B
PÓS-EACRE
Filipe e Bárbara - Casal Repórter do setor B
Em 26 de fevereiro foi realizado, na Paróquia Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, no Riacho Fundo II, o Pós-EACRE do Setor B, iniciado com a Santa Missa. O evento contou com a participação de mais de 30 casais para os quais foram transmitidas informações importantes obtidas no EACRE - Encontro Anual de Casais Responsáveis de Equipe 2023, realizado pela Região Brasília III nos dias 11 e 12 de fevereiro.

FEIJOADA SETOR B
Filipe e Bárbara - Casal Repórter do setor B
Aproximadamente 600 pessoas participaram da tradicional Feijoada do Setor B, no dia 12 de março. O evento, organizado por membros de todas as 15 equipes, reuniu equipistas, familiares e amigos em um ambiente de colaboração e confraternização.

ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO
Filipe e Bárbara - Casal Repórter do setor B
Sob a condução do Diácono Ney, também equipista do setor, e presença de 42 pessoas, entre equipistas e convidados, no dia 16 de março foi realizado momento de oração, adoração e recordação das estações da Via Sacra, na capela do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Taguatinga.

SETOR C
PÓS-EACRE DO SETOR “C"
Simone e Toshi – Casal Repórter, Setor C
No dia 16 de fevereiro de 2023 foi realizado o Pós-Eacre do Setor “C” no salão da Capela Nossa Senhora Auxiliadora, na Divinéia. Os tópicos abordados foram as orientações para 2023, o tema do ano, o tema de estudo pós-pilotagem, bem como informações sobre o Encontro Internacional em Turim. Além disso, foi ressaltada a importância do PCE do ano: a Oração Conjugal, que é fundamental para o crescimento espiritual do casal e canal para o bom êxito dos demais PCE. Teve também a apresentação da mensagem do Papa Francisco. Após a apresentação das palestras foi partilhado o alimento em um clima de alegria e fraternidade.
ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO – SETOR C E G
Vânia e Eugênio – CRS – Setor C
No dia 16/03, os Setores C e G se uniram em Adoração ao Santíssimo Sacramento na Capela Nossa Senhora Auxiliadora, na Divinéia (Núcleo Bandeirante/DF). A Adoração foi preparada pelas equipes 5, 57 e 73 do Setor C e conduzida pelo Diácono João. Os presentes vivenciaram momentos voltados ao agradecimento, desagravo, escuta e súplica. Foi finalizado com a oração pela canonização do Padre Caffarel e o Magnificat, durante a Adoração, o Diácono testemunhou a importância do Dever de Sentar-se na sua vida matrimonial durante o período que foi equipista.

SETOR D
PÓS-EACRE 2023 – TALHAS: ÁGUA EM VINHO
Karla e Sandro, Casal Repórter do Setor D
No dia 25 de fevereiro, realizou-se o Pós-EACRE 2023 da Região Brasília III com o tema “Servir a exemplo de Maria”. No evento, que reuniu dezenas de casais e Conselheiros Espirituais, vivenciaram-se momentos de grande aprendizado e partilha. Como no EACRE, uma ação repetida por todos os casais palestrantes teve destaque: antes de cada palestra eles enchiam com água uma grande talha como feito no primeiro milagre de Jesus em Caná rememorando, assim, também a participação de Maria na história da salvação.
SETOR E
PÓS-EACRE
Érica e Éder, Casal Repórter do Setor E
No dia, 25 de fevereiro aconteceu no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, o pós-Eacre do setor E. Foi o momento de reencontro e de vivências para os casais do setor. Os CREs tiveram a oportunidade de transmitir aos casais o que eles vivenciaram no EACRE e apresentar o tema do ano. Vou muito bom rever os casais e vivenciar esse momento juntos.

Adoração do Setor E
A Adoração ao Santíssimo realizada pelo Setor E aconteceu no dia 17/3. Um noite que levou a uma imersão no tempo quaresmal levando todos a vivenciarem todas as estações da Via Sacra diante do mais importante, a presença de Jesus Eucarístico. Estiveram sob a responsabilidade das equipes 30 e 65 na capela do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Momentos maravilhosos de muita importância e vivências de espiritualidade e fé.
Encontro Novo Fôlego
Meg e Júlio Eq. 54 Setor E
Nos dias 25 e 26/3 aconteceu o Encontro Novo Fôlego, no qual reuniu casais equipistas em busca de repensar sua experiência no movimento, renovar o impulso fundador e tornar o dia-a-dia em cada equipe mais vivo e dinâmico. A parábola do paralítico norteou os 4 módulos: I- Reflexão do caminho percorrido; II- Voltar às origens; III- Exortação Apostólica Amoris Laetitia e IV- Despertar a equipe para o espírito santos. Os casais saíram do encontro renovados, certos de que não querem ser aposentados no amor e que Jesus é a força que os fazem levantar, tomar suas camas e andar em busca da constante renovação.
SETOR F
PÓS - EACRE
Adnélia e Agê, casal repórter dos Setor F
Aconteceu no dia 24 de fevereiro o Pós-EACRE do setor F, com orientações para o ano de 2023, com o Tema: “Servir a exemplo de Maria”, e o Lema: “Eis aqui a serva do Senhor “
Foram abordados: Orientações para o ano de 2023, Tema do ano e outros temas, PCE do ano, Mensagem do Papa para às famílias, Encontro Internacional 2024 e o encontro mundial das famílias.
SETOR G
PÓS-EACRE – SETOR G
Márcia e Márcio – Casal Repórter do Setor G
O Pós-EACRE é o momento em que os Casais Ligação, os Casais Responsáveis de Equipe, juntamente com Casal Responsável de Setor, repassam aos demais integrantes das equipes de base do setor os ensinamentos e aprendizados colhidos durante o EACRE. Nesse clima de comunhão, o pós-EACRE do Setor G ocorreu em cinco diferentes momentos. No dia 15/02 (na casa do CRE Dalva e Carlinhos, sob responsabilidade do CL Vitória e Lucas, com os integrantes das equipes 7 e 36); no dia 16/02 (na casa do CL Michelly e Carlos, com os integrantes das equipes 58 e 72); no dia 27/02 (na casa do CL Karinna e Júnior, com os integrantes das equipes 56 e 80); no dia 1/03 (sob responsabilidade do CL Gracilene e Heleno, com os integrantes das equipes 12 e 43, e com a presença da Irmã Irene); e no dia 04/03 (sob responsabilidade do CL Marli e Bira, com os integrantes da equipe 79). Cabe ressaltar que em todas as reuniões, além dos CL e dos CRE, o CRS Kiyoko e Marcelo se fez presente.
SETOR LUZIÂNIA
PÓS-EACRE 2023
Ana Carolina e Marcelo, casal repórter Setor Luziânia
Após o Encontro Anual de Casais Responsáveis de Equipe – EACRE, realizado nos dias 11 e 12 de fevereiro, pela Região Brasília III, o CRS do setor Luziânia e seu colegiado ficaram com a atribuição de fazer chegar a todos seus equipistas as orientações e informações através do Pós-Eacre.
O Pós-Eacre do Setor Luziânia aconteceu no dia 28 de fevereiro, no Centro Comunitário Padre Bernardo. Com o tema “Servir a exemplo de Maria”, e o lema “Eis aqui a serva do Senhor” (Lc 1,38). O encontro contou com a participação de 50 casais acompanhados pelo Padre Eriberto (SCS). Entre uma explanação e outra, os casais equipistas tiveram um momento para se aprofundarem no tema de estudo do ano, e a explanação de todas as informações do Movimento para o ano de 2023.

Edição Digital Auxiliar
