top of page

Novos Casais Responsáveis dos Setores A e F da Região Brasília III dizem Sim ao chamado do Senhor

Na última Missa Mensal de 04 de setembro, celebrada na Paróquia São Paulo Apóstolo do Guará I pelo SCE da Região Padre Juarez, com muita alegria, foi realizada a celebração de apresentação dos novos Casais Responsáveis dos Setores A e F. 

Após o momento de Proclamação do Evangelho iniciou-se o momento de apresentação com a entrega de aventais para cada casal, simbolizando que somos chamados a servir com humildade na vinha do Senhor seguindo o exemplo de Maria, que ao receber o anjo Gabriel respondeu: “ Eis aqui a serva do senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra – Lc 1,38. Com a certeza do amor de Deus, alegria e esperanças renovadas na força do Espírito Santo, que escolhe e capacita os escolhidos, acolhemos os novos casais:

Setor A-Flavia e Carlos Bustamante - Equipe 19 
Nossa Senhora da Rosa Mística

Nossa história no movimento das ENS começou bem antes de nele entrarmos. Éramos recém-casados, quando os pais da Flávia começaram a participar de uma Equipe de Nossa Senhora, o que nos fez ficar encantados, tanto com a proposta do movimento, como com a forma de ser e de se relacionar daqueles casais. Víamos neles algo que já desejávamos: uma busca por Deus em casal e não apenas de forma individual; víamos alegria e amizade cristã; tudo isso nos fez ficar desejosos em também, um dia, podermos participar do Movimento.

Assim, foi com imensa alegria que, após algum tempo, recebemos o convite para a experiência comunitária e, pela primeira vez, encontramo-nos com aqueles que viriam a ser nossos irmãos de caminhada, verdadeiramente nossa “nova família”.

Na experiência comunitária, fomos acompanhados pelo querido casal Sônia e Batista, que nos acolheram com muito amor e dedicação, conduzindo nossos passos iniciais naquele caminho tão empolgante para todos nós, jovens casais, em nossos primeiros anos de casamento. 

Terminada a experiência comunitária, seguimos para a pilotagem com o amado casal Socorro e Jura. Também com muito amor e dedicação, eles deram continuidade ao trabalho iniciado e, como verdadeiros pais amorosos que são, fizeram crescer em nós o amor pelo movimento, nos apresentando os tesouros inspirados pelo Espírito Santo ao nosso amado Padre Caffarel.

Fomos muito abençoados por sermos acompanhados por estes dois casais maravilhosos que plantaram em nós a boa semente da espiritualidade conjugal. Prova disso é que já se passaram 28 anos desde aquele nosso primeiro encontro, onde nos reunimos em 7 (sete) casais, dos quais 5 (cinco) até hoje permanecem conosco e já outros 4 (quatro) nos foram presenteados por Deus para fazer parte dessa nossa família, um inclusive há pouco mais de um mês. 

Nossa caminhada nas ENS se confunde com nossa própria história de vida: nascimento e criação dos filhos, alegrias, conquistas, mas também momentos difíceis de provações e dificuldades. Tudo isso compartilhado e vivenciado junto com nossa equipe, nossa família na fé e de caminhada. 

Nessa trajetória, fomos, por algumas vezes, Casal Responsável de Equipe e Casal Ligação e também tivemos a graça de sermos Casal Acompanhador de Experiência Comunitária e Casal Piloto. Percebemos que os anos em que mais fomos abençoados por Deus e crescemos em espiritualidade cristã foram justamente aqueles nos quais estávamos nos doando em alguns desses serviços.

Por essa razão, fizemos o propósito de sermos o mais disponível possível aos chamados do Senhor ao serviço e de não dizermos não aos Seus chamados, a menos que haja um impedimento muito forte.  E assim, neste ano nos veio o convite para sermos CR do Setor A, da Região Brasília III. Imbuídos desse espírito de disponibilidade, dissemos o nosso sim, Mesmo com o “enorme frio na barriga” que isso nos causou e ainda nos causa.

O que mais queremos neste período é servir a Deus e aos irmãos, sendo totalmente dóceis à ação do Espírito Santo em nossas vidas.

Impulsionados por essa ação, que possamos, de alguma forma, contribuir na propagação e compreensão do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo e dos ricos ensinamentos / documentos de nosso Movimento; no gosto pela vida de oração, de adoração ao Santíssimo Sacramento, de participação na Santa Eucaristia; na solidificação da fé cristã e na busca pela santidade de nossos irmãos equipistas e de nossa comunidade.

Queremos nos deixar guiar verdadeiramente pelo Espírito Santo em tudo o que fizermos, para que Cristo seja tudo em todos.

 

Flávia e Carlos Bustamante

Equipe 19

Setor F - Gisele e Augusto
Equipe 24 - Nossa Senhora das Graça

Em 22/06/99 tivemos a graça de participar da nossa primeira reunião da então equipe 44 no apartamento de nosso casal piloto Dalvinha e Edmilson, éramos seis casais sendo que três esposas estavam grávidas de seu primeiros filhos, eram elas: Verinha, Luciana e Giselle. 

Recordamos que a formação inicial dos casais deu-se graças ao incentivo de dois queridos casais já equipistas à época - Elza e Ribeiro  (pais de Giselle) e Nenem e Chico (pais do Carlos), sendo que três casais se conheciam por fazerem parte de grupos que tocavam nas missas da Paróquia São Paulo Apóstolo e três casais haviam feito o ECC juntos. 

Desde então nossa caminhada tem sido muito agraciada por Deus, por meio da convivência com nossa equipe de base (ENS 24F), que teve algumas mudanças, mas nunca se afastou da essência do movimento.

Hoje, com o privilégio de estarmos há 22 nas ENS, com 26 anos de matrimônio e dois filhos que cresceram nesse maravilhoso movimento, não saberíamos dizer como seria nossa vida conjugal e familiar sem as ENS, pois graças a nossa equipe de base, as formações, e a oportunidade de servirmos ao movimento crescemos muito espiritualmente. Sem dúvida, devemos tudo isso ao Pe. Cafarrel que com sua inspiração divina nos proporciona convivermos nesse movimento. 

Relembrando um pouco de nossa caminhada, podemos citar a importância dos PCE em nossa vida, pois o que no início da caminhada era visto como uma obrigação, hoje se traduz em ferramentas para exercemos uma vida cristã e estão incorporados a nossa vida. 

Nesse percurso servimos por algumas vezes como casal responsável de equipe e graças ao convite do então casal responsável do setor – Socorro e Jura também passamos a servir como casal ligação, o que nos enriqueceu bastante, nos aproximou de outras equipes e nos fez amar ainda mais esse movimento. 

Também tivemos a graça de servir cantando e tocando em vários EACRES, retiros e missas das ENS, o que nos ajudou ainda mais na nossa formação como casal equipista. 

Nesse período tivemos a graça de sermos acompanhados por alguns conselheiros espirituais que nos marcaram muito e hoje contamos com a querida Irma Cida. Cada um deles nos surpreende e nos enriquece por sua dedicação e espiritualidade. 

Agora com essa grande missão para os próximos três anos pedimos que o Senhor nos ilumine para que possamos nos dedicar e servir aos casais do nosso Setor F, retribuindo um pouco daquilo que tanto recebemos nessa caminhada: o amor de Cristo.

​

Giselle e Augusto

Equipe 24F

Captura de Tela 2021-06-09 às 20.54.46.p

Edição Digital Auxiliar

bottom of page