CONHECENDO O CONSELHEIRO
Casal Repórter: Kiyoko e Marcelo – Setor G - Região Brasília III
​
“Desde criança meus pais plantaram a fé em mim”: Dom Dirceu
Conheceremos um pouco sobre o SCE do Setor G e Equipe 80G da Região Brasília III, recentemente nomeado e ordenado Bispo da Diocese de Camaçari/BA, respectivamente, em 27.10 e 04.12.2021.
Dom Dirceu de Oliveira Medeiros nasceu em 28 de março de 1973, em Barroso (MG), filho de Paulo Garcia de Medeiros e Manoela de Oliveira Medeiros. Em 1995, ingressou no Seminário São Tiago, da Diocese de São João del-Rei. Foi ordenado diácono, em 28 de julho de 2001, na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, em São João del-Rei, e presbítero em 15 de dezembro do mesmo ano, na Paróquia de Sant’Ana, em Barroso.
Foi Vigário Paroquial na Paróquia Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em São João del-Rei (2002 a 2004), e Pároco na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Prados/MG (2004 a 2017). Na Diocese de São João del-Rei exerceu diversas funções: animador diocesano das Campanhas da Fraternidade, Vigário Forâneo, Vigário Geral e, de 2018 a 2019, foi Administrador Diocesano. No Regional Leste 2, da CNBB, foi coordenador da Comissão de Bens Culturais da Igreja.
De junho/2019 a novembro/2021, exerceu a função de Subsecretário Adjunto Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), residindo em Brasília-DF. Nomeado Bispo de Camaçari/BA, escolhe como Lema Episcopal: “In verbo tuo” - Na Tua Palavra (Lc 5,5).
Dom Dirceu nos contou os fatos que foram fundamentais para sua escolha sacerdotal: “Desde criança meus pais plantaram a fé em mim. Praticamente fui criado na Igreja. Meus pais e avós eram muito católicos e nunca se descuidaram de minha formação de fé. Participei de grupos de jovens, coroinhas, vicentino e outros. Um padre em particular marcou minha vida, o Cônego Luiz Giarola Carlos. Desde cedo o testemunho dele me chamou a atenção: ao mesmo tempo em que era zeloso em relação às coisas de Deus,
era também solícito em socorrer e promover os mais necessitados. Realizou grandes obras sociais: hospital, lar de idosos e outros”.
Na sua relação com o Movimento das ENS, assim expressa: “Louvo a Deus pelo contato com as Equipes de Nossa Senhora. Descobri uma escola de espiritualidade que favorece a espiritualidade conjugal, mas não só, pois em contato com a Equipe 80G e com o Setor G pude alimentar minha espiritualidade presbiteral. Como exercia um cargo mais burocrático, encontrei na Paróquia de São João Bosco, no Núcleo Bandeirante, em Brasília e nas equipes uma experiência pastoral rica. As equipes são para mim uma experiência de Igreja Doméstica”. E acrescenta que pretende continuar com a sua Equipe de base.
Perguntado sobre o que mudou com a pandemia, disse: “Como todos tive que me adaptar ao uso das tecnologias e sofrer com o distanciamento, afinal, como ensina o Papa Francisco, fomos criados para cultura do encontro. E aqui encontrei uma ajuda na relação com as Equipes de Nossa Senhora. Jesus tinha amigos em Betânia, Ele sabia do valor que tem a amizade. Uma equipe não é um clube de amigos, mas a amizade faz parte e ajuda a construir comunhão”.
Questionado se haveria alguma curiosidade de sua vida, ele nos contou: “Talvez que sou o primeiro padre da história da diocese de São João del-Rei a ser eleito bispo. Embora tenhamos bispos são-joanenses, do clero da diocese de São João del-Rei, que há pouco celebrou 60 anos de criação, sou o primeiro”.
Ao nosso querido Dom Dirceu, gratidão e nossas orações. Que Deus o abençoe e ilumine sua caminhada episcopal, concedendo sabedoria e força na missão de ser presença viva de Cristo na Igreja particular de Camaçari/BA.

Edição Digital Auxiliar
