top of page

CONHECENDO O MOVIMENTO

TEMA DO ANO: Casal Cristão, Fermento Renovador na família e na sociedade

Flávia e Bustamante, Casal Responsável do Setor A
 

O tema de estudo deste ano de 2022, “Casal Cristão, Fermento Renovador na família e na sociedade”, é parte integrante do itinerário que a Equipe Responsável Internacional (ERI) propôs ao Movimento, depois do Encontro Internacional de Fátima 2018, o qual teve como orientação geral para o período 2018-2024, “Não tenham medo, saiamos”.

Ele nos convida a refletir sobre a importância de Deus nas nossas famílias, reconhecendo-nos filhos e buscadores de Deus, como seres imersos na maravilha da criação divina.

A partir deste reconhecimento, propõe-nos, assim como o fermento na massa, sermos agentes transformadores do mundo em que vivemos, testemunhando uma nova forma, um modo mais cristão de viver e se relacionar com a natureza e com a humanidade, mantendo a coerência entre nosso olhar e nosso agir, sempre alicerçados na Palavra de Deus, frente à exigência do cuidado com “a Casa comum” e todos que nela estão.

O Tema está alicerçado na Palavra de Deus, na Encíclica “Laudato Sí”, nos ensinamentos de nosso fundador, Padre Henri Caffarel, e em outros documentos da Igreja. Com muita inspiração e profundidade, ao longo de cada capítulo, nos revela que:

 

  • O sacramento do matrimônio é renovador da aliança entre o homem e a mulher, restaurando-a da condição de fragilidade no pecado para a condição de sinal sagrado pela presença da Graça redentora de Cristo.

 

  • O casal cristão é um dom e uma bênção para o mundo e a sociedade. Nele Deus colocou sua Graça que o torna, à semelhança do fermento, um elemento desencadeador, por sua presença sacramental e sua vivência do evangelho, de profundas transformações e renovações na vida da sociedade e da própria criação.

 

Assim, diante de tanta riqueza que estará em nossas mãos este ano e conscientes dessa realidade que não somos casais por acaso, mas, a partir do sacramento do matrimônio, a nossa vocação de casal é também uma missão, não deixemos passar a oportunidade, estejamos abertos a esse chamado e busquemos despertar as atitudes de discípulos missionários, aceitando o desafio que o movimento – e a Igreja – nos propõe, sendo fermento bom e transformador em todos os ambientes que estivermos.

PCE DO ANO: REGRA DE VIDA

Marcela e Júnior, Casal Responsável do Setor D
 

Na Bíblia Sagrada, no Antigo e no Novo Testamento, encontramos diretrizes que nos orientam a viver no caminho da fé que nos guiam e nos mostram o caminho que devemos seguir. Os 10 Mandamentos são as primeiras regras que como cristãos temos o dever de obedecer. Em nosso Movimento, o Ponto de Esforço Concreto (PCE), Regra de Vida, nos convida a criarmos nossa própria cláusula, algo que devemos buscar para melhorar a nós mesmos.

Este ano, o PCE Regra de Vida é o que devemos ter um olhar diferente e nos dedicarmos a realizar. Estabelecer uma Regra Vida é uma forma de identificar algo que fazemos ou que deixamos de fazer que desagrada ao outro, ou que nos tira a paz, nos distancia de Deus. Encontrar um ponto de melhoria requer oração, humildade e um exame de consciência que nos permite identificar o que devemos melhorar. É como buscar a luz, buscar a harmonia através de uma meta e um processo de melhorias que renderão valiosos frutos.

Para escolher uma Regra de Vida não podemos ser exigentes demais. Deve ser curta e precisa. Escrever, re-visitar, revisar deve fazer parte do processo. A Regra de vida nos ajuda a frutificar, aperfeiçoar nossos dons e promover crescimento além de nos ajudar a conhecermos nós mesmos.  

05 de fevereiro de 2022 - 83 ANOS DA PRIMEIRA REUNIÃO DAS ENS

Bia e Cacá - Equipe 5 – Setor Luziânia
 

Em 1938, um jovem padre de Paris, Henri Caffarel, recebe a visita de uma pessoa que desejava lhe falar sobre sua vida espiritual. Alguns dias depois, Madeleine volta, acompanhada do marido. A seguir, esse casal apresenta o Padre Caffarel a outros três casais, e assim, em um pequeno apartamento em Paris, na noite de 25 de fevereiro de 1939 acontece a primeira Reunião Formal das Equipes de Nossa Senhora no mundo.

Pouco a pouco, os olhos destes jovens casais descobrem o lugar privilegiado do casal nos desígnios de Deus. Simultaneamente, fazem experiências de vida comunitária onde se realiza a promessa de Cristo de estar presente. A vida deles progride através da abertura aos outros, na união a Deus, entre os esposos e entre os casais.

Nasce, nestas circunstâncias, a primeira equipe, que assume o nome de “Grupo Nossa Senhora de Todas as Alegrias”. Teve lugar, assim, a primeira reunião de equipe. Embora não conscientemente, estavam participando do nascimento do nosso Movimento das Equipes de Nossa Senhora.

Dessa reunião histórica foi feita uma Ata, que contém ideias muito importantes para orientar melhor a trajetória deste “caminho” que estava sendo construído e para a estruturação do carisma do Movimento. O objetivo das primeiras reuniões era o de “somar esforços para conseguir, com uma grande abertura de coração, ENTENDER O OLHAR DE DEUS SOBRE NOSSOS LARES e assim responder melhor a Seu chamado”.

Pouco a pouco, ao longo das reuniões seguintes, esses jovens casais dão-se conta de que o matrimônio é a imagem viva do amor que une Cristo à sua Igreja e descobrem o lugar privilegiado do casal nos desígnios de Deus.

Por isso, comemorar esta data do dia 25 de fevereiro dentro das nossas Equipes é uma forma de agradecer ao Padre Caffarel, e a jovem Madeleine que quiseram fazer “o caminho juntos” e assim, abrindo as portas das ENS para milhares de casais desde então.

 

Seguimos o caminho!

Captura de Tela 2021-06-09 às 20.54.46.p

Edição Digital Auxiliar

bottom of page